5 anos na Austrália

5 anos depois....

Bom, voltando ao Blog, que eu quase esqueci que já tive. 

Hoje estava em um churrasco de despedida, onde mais um dos amigos que fiz aqui voltam pra casa depois de uma temporada na Austrália. Nesse churrasco, entre um emaranhado de diferentes brasileiros, de diferentes turmas, que vieram em diferentes épocas de diferentes lugares, havia entre eles uma amiga que nosso primeiro contato foi através deste blog aqui. 

Comecei esse blog logo que cheguei na Austrália, pois meus primeiros 3 meses aqui foram praticamente de férias. Eu tinha tempo de sobra e como estava achando tudo muito interessante resolvi registrar os choques culturais que vinha tendo quase que diariamente. Nessa época de muitas descobertas, provavelmente maior delas foi a de que o "Sonho Australiano" que eu achei que vida aqui seria, era muito mais um sonho mesmo do que realidade. 

Quando vi que eu não iria conseguir trabalho na minha área como eu pensava, e que a realidade do imigrante que vem pra Austrália "tentar a vida" era bem mais dura do que eu imaginava (ou do que todos me falavam), vi que meu tempo estava curto e eu não poderia mais esperar pelo "ideal" mas teria que encarar a "realidade" de quem acabou de chegar aqui e tem que começar do zero. 

A primeira coisa que aconteceu foi que o clima de férias acabou, e a vida virou correr atrás que qualquer maneira de se fazer dinheiro pra pagar contas, renovar vistos, pagar próximos cursos, aluguel, etc, já que todo o dinheiro que trouxe do Brasil, que ja vale muito menos aqui, evaporou muito mais rápido do que eu imaginava. 

Tenho que admitir, eu vim com pouco preparo, pouca pesquisa, meio que na loucura. Confiei em muitas histórias e geralmente preferia acreditar que a minha aqui seria como as que eu ouvi e gostei mais. Sinceramente, acho que eu nem "quis" saber muito, pesquisar muito, ou me preparar muito, porque a ideia mesmo era sair da minha zona de conforto, da minha rotina e de me jogar em uma situação onde "tudo seria uma novidade", ou um novo desafio. Foi exatamente o que aconteceu.

Muitas surpresas, desafios, muita coisa aconteceu de forma completamente diferente do que eu esperava ou do que me contavam como seria. Mas não me arrependo. Como disse, fez parte da aventura, e eu não sou uma pessoa mole que desiste fácil, então quando via as coisas saindo do controle,não desanimava, batia de frente e sempre consegui superar de alguma forma, o que no fim acabava sendo também muito gratificante. 

Os desafios que eu tive que enfrentar aqui em vários sentidos, como as dificuldades pra se colocar no mercado de trabalho, ou de ter sua experiência reconhecida ou até mesmo valorizada, se ver inferiorizado por ser imigrante, na verdade me fortaleceram. Trabalhar completamente fora do seu meio, realizando tarefas que provavelmente mal me fariam sentido estando no meu próprio país, no começo soam como uma frustração, mas hoje levo como um aprendizado importantíssimo pra vida toda. 

Basicamente, vim pra Austrália atrás de cultura, qualidade de vida me redirecionar na minha carreira. Mas a verdade foi que nunca me desviei tanto da minha carreira, nunca trabalhei tanto e ganhei tão pouco e nunca tive tão pouco tempo livre pra curtir a cultura e a tal qualidade de vida. Mas, ainda assim eu via que valeria a pena, que era uma fase que eu teria que atravessar. Como um avião que se preparar para uma decolagem; exige toda sua energia e determinação, é tudo ou nada, não tem como decolar devagar, tem que acelerar com força total sem hesitação, mesmo não sabendo se no fim da pista você decola ou cai na água. Mas você só vai saber se tentar. 

----

Enfim, 5 anos depois, estou ainda na Austrália, decolei, passei as fases mais difíceis, considerei desistir, mas nos altos e baixos uma hora você dá a cartada certa e as coisas se encaminham. 

Hoje estou realizado, feliz trabalhando na minha área, que foi meu foco e razão de ter vindo pra cá. Tenho tudo que preciso, vivo com conforto, tenho tempo pra curtir, relaxar e fazer minhas coisas, tocar meus projetos em paralelo, apreciar a tal cultura e qualidade de vida desse lugar maravilhoso. 

Mas apesar das dificuldades iniciais, com certeza esses 5 anos não foram de sofrimento. Trabalhei pesado, "ralei" como nunca imaginaria, mas também curti muito, aprendi muito, tive inúmeras experiências que só a vida longe de casa (muito longe de casa) podem te proporcionar. Cresci como pessoa, amadureci como ser humano, enriqueci minha cultura, e expandi a minha mente. Olho pra pessoa que era quando cheguei aqui, vindo de um outro país tão grande mas de um "mundo" tão pequeno.

----

Hoje moro com minha namorada Margot, também arquiteta, francesa, que ama o brasil (e mais ainda a Austrália) e carrega nosso bebê de 4 meses na sua barriga. Nos conhecemos como flatmates morando na mesma casa (de 8 quartos com outras tantas pessoas), e hoje, quase 3 anos depois nosso destino... enfim... outra longa história que talvez eu conte depois, mas enfim, muito felizes. 

Desde que comecei a trabalhar aqui, e como disse o começo foi um ritmo muito pesado, meu tempo passou a ser muito mais regrado e meio que esqueci de continuar esse blog. 

Depois que as coisas se acalmaram um pouco, passei a registrar algumas coisas em vídeo. Quando meus pais vieram pra Austrália pela segunda vez, trouxeram um DVD onde juntaram todas nossas antigas gravações das velhas "fitas VHS". Aquilo me fez muito feliz, e muito triste ao mesmo tempo. Feliz de ainda ter essas poucas e boas memórias, mas triste de não ter tantas outras. Eram outros tempos, mas decidi que com as facilidades de hoje, eu gostaria de ter mais registros da minha, da nossa vida.

Na época estava indo de férias pra França com a Margot e decidi que iria começar um canal no YouTube registrando essas memórias. AustraLife

Desde então temos quase um ano de memórias, da nossa vida na Austrália e nossas aventuras, momentos que queremos dividir com nossas famílias e amigos que vivem longe e que também queremos preservar. 

Pode ser uma continuação desse Blog, pra quem tiver interesse. 


 5 years in Australia

5 Years in Australia foi um dos últimos vídeos onde expliquei resumidamente minha trajetória profissional aqui nesses 5 anos. Bem interessante pra quem de alguma forma veio parar nesse texto.

Hoje tempos pouco mais de 30 vídeos, mas é apenas o começo. 

Depois que 5 anos sem escrever nesse Blog não sei como será minha atividade por aqui daqui pra frente, mas com certeza vou fazer um esforço pra voltar a escrever. Enquanto isso, seguiremos com o AustraLife .






Comentários

  1. Muito bom! Acho que vc deveria retornar ao seu blog. Gosto muito da maneira como você narra os fatos.
    Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  2. Recebido, lido e curtido...
    Não dá pra dizer muita coisa, mas pra dizer que sempre confiamos nas suas decisões....isso dá,
    e você faz muito bem, quando narra e mostra as suas experiências.
    Novamente, parabéns pela luta e não mude nada em você, apenas prossiga.
    Muita saudade e muita torcida por vocês.
    Parabéns.
    Beijo grande.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas