Lifestyle saudável


Na Austrália o esporte faz parte da vida das pessoas desde cedo, com muito incentivo, muita infraestrutura e muita variedade. É fácil perceber a preocupação da maioria com estilo de vida saudável, alimentação decente, prática de esporte ou exercício. 

A diversidade de esportes é enorme, espalhados pelas maiores cidades tem campos de futebol (futebol mesmo, com a bola no pé), futebol australiano, rugby, cricket, quadras de tênis, etc. Conheci aqui o futebol australiano, algo mais ou menos parecido com o Rugby. Esse vídeo é uma compilação de futebol americano, australiano e rugby. O australiano, parece mais com o rugby, não tem aparatos e proteções também, mas o campo é oval e as regras e táticas são um pouco diferentes. Pra quem não conhece muito bem as regras de nenhum dos 3, como eu, no caso desse vídeo, que tem uma ênfase na brutalidade desses esportes, eu diria que o futebol americano é o que os jogadores usam capacete, o rugby é o que os jogadores são do tamanho de gorilas, e o futebol australiano é o que os jogadores desmaiam. Cenas fortes, mas é interessante assistir. 


Essa é a bola do futebol australiano que tem aqui em casa, pelo que vi aqui ele é tão popular quanto o rugby. De qualquer forma, eu sempre entendi bola como alguma coisa redonda. Mas se o Kiko queria uma bola quadrada, e aqui as bolas são ovais, vou ter que rever meus conceitos.  
"Você chama isso de bola?"
 A maioria das cidades costeiras tem muitos canais, onde infelizmente ninguém nada porque são cheios de tubarão, mas tem sempre gente remando, ou fazendo stand-um paddle.
O surf, claro não precisa nem dizer que é a preferência, e como venta pra cacete aqui, tem muito kite-surf também, que é uma mão de obra danada, montar aquela pipa (mais pra para-glide do que pipa) e entrar na água com aquele trem te puxando o tempo todo, enfim, mas na hora que tá tudo pronto e funcionando parece muito legal. 


O skate é uma ferramente básica também, além de um excelente meio de transporte pra curtas distâncias, todo mundo tem um, ou vários... a mulherada também. Com as ruas e calçadas perfeitas como são aqui, é bem tranquilo de andar. 



 A bicicleta é outra coisa que além de equipamento esportivo é uma ótima ferramenta, um meio de transporte muito prático e respeitado. Quase todas as ruas que são consideradas movimentadas, tem uma faixa exclusiva pra ciclista, mas tem que usar (a porra do) capacete. Estacionar um carro nos locais mais movimentados é difícil (e caro muitas vezes), então a bicicleta pode substitui-lo em muitas situações, principalmente se você quiser dar uma passadinha no boteco, beber e dirigir é um problema gravíssimo, sem chance! Como não existe a preocupação na hora de amarrar a bike em qualquer lugar, ela vai estar lá quando você voltar, então da pra usar pra ir pra qualquer canto. Algumas cidades, como Brisbane por exemplo, tem inclusive as biciletas públicas que você pode alugar. 












É fácil emagrecer quando se muda pra Austrália, no meu caso, primeiro porque antes de ter um carro, você compra uma bicicleta, e usa "muito" ela, e se quiser uma bicicleta, compre um par de tênis bem confortável. Ônibus aqui além de não ser barato e não te leva pra todo lugar e são poucas linhas. Caminhar e pedalar já entra na rotina rapidinho. Salto alto aqui pra mulherada não é como no Brasil, o domínio é da rasteirinha e havaianas. Aliás não sei o que esse povo vê nas havaianas, é "fashion"... fashion? fala sério. Mas o negócio é que é normal sair de casa preparado pra uma caminhada.

Aqui tem Junk food, mas em todo lugar tem opções de comida saudável. Cozinhar, quem não sabe, vai ter que aprender. Faxina também rs. Aqui não tem esse negócio de faxineira e cozinheira da família, aliás, até tem, mas o salário delas é alto, então não é pra qualquer um. Mas quando você realmente resolve aprender a cozinhar, entende que comer miojo e cup noodles todo dia não dá, então frutas, legumes, salada, carne, frango, etc, começam a fazer parte das suas compras e o hábito de cozinhar começa a se incorporar. Pela omelete que eu fiz da pra perceber que não é assim tão simples, mas não tem segredo, questão de tempo.
 



O negócio é que com segurança, infraestrutura, educação, incentivo, as pessoas tendem a aproveitar mais a vida outdoor, vai à praia, mas também vai ao parque, vai caminhar, enfim, sai de casa. Tem muito pra se aproveitar. Além de muito agradável, é tudo muito bonito. 





Comentários

  1. Não sei a quem você puxou escrevendo tão bem... Valeu cara.

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM! ESTÁ ENTRANDO EM FORMA

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas